A força de quem veste de negro !!
Marrazes Sporting Clube
1919
Marrazes Sport Clube
1936
Futebol Clube de Marrazes
1952
Sport Clube Leiria e Marrazes
1964
Marrazes Sporting Clube

"A ideia havia nascido numa noite luarenga nos degrãos da Igreja dos Marrazes, quando ali se juntaram falando de futebol: José Alves, Luís Portela, Domingos Carvalho, José Diogo de Oliveira e outros..."

Embora a data de fundação do Marrazes esteja referenciada em 1936, há registos nos jornais da época de jogos de futebol efectuados nos Marrazes nos já longínquos anos 20 pelo Marrazes Sporting Club.

"A cor preta do equipamento ficou a dever-se a sugestão de pessoa muito ligada ao clube e igualmente afecta à Académica de Coimbra, onde estudava, que exerceu a sua influência junto da direção para a escolha daquela cor..."

"...assim por empréstimo na quantia de 60 escudos para a compra do equipamento em 15 de Novembro de 1922 pelos sócios jogadores: Sezimando Diogo de Oliveira, Manuel Gregório, João Carreira Alves, José da Silva, Daniel da Silva Gregório, António da Silva Pascoal, e outros..."

No “Leiria Desportiva”, de 23 Outubro 1924, lê-se que a cidade de Leiria não possui um campo de jogos e “...em compensação, Marrazes, uma pequena aldeia, possui um belíssimo campo...” (o do Marrazes Sporting Club).

No ano de 1925, no mesmo jornal, há uma notícia que nos mostra que a rivalidade com os clubes de Leiria já vem de longe, fala “de mau comportamento dos sócios do Marrazes Sporting Club quando há desafios no seu campo, especialmente quando jogam com clubes de Leiria.”
Marrazes Sport Clube

Em 1936 surge o Marrazes Sport Club, fruto da junção de alguns grupos existentes na altura, nomeadamente a Associação Desportiva “A Floresta”, “Os Quartafeiristas” e ainda um clube que se dedicava ao futebol infantil o Vitória Futebol Clube.

Equipa Senior do Marrazes Sport Clube: Henrique Marques, Jorge Batista, Manso, Raul Testa, Júlio Alves, Raul Almeida, Moreira, Domingos Carvalho, Panal, António Jorge, Quim Sezinando, M. Pascoal, Roda, A. Pascoal.

Nos primeiros anos o Marrazes apenas disputava jogos de futebol amigáveis, vindo a inscrever-se pela primeira vez na Associação de Futebol de Leiria em 1944, sendo, na altura, o único representante de Leiria. É ainda com esta designação que o nosso clube ascende pela 1ª vez à III Divisão Nacional, na época de 1951/52, tendo-se classificado em 5º lugar na sua série.

Futebol Clube de Marrazes

Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária, em 26 de Abril de 1952, os sócios deliberaram promover a filiação do Clube no Futebol Clube do Porto e alterar a designação para Futebol Clube de Marrazes.

Equipa Senior campeão de serie da 3ª Divisão Nacional 1953/1954: Em Cima| Esquerda para a direita: Armando Faria, Raimundo, Raul, Manuel Costa, Fernando Neves, Camocho, Luis Portas, Manuel Joaquim e Cabral (Massagista).
Em Baixo (pela mesma ordem): Manuel Pascoal, Fernando Alves, Tomé, António Portas, Tonito PAscoal e António Bernardes (Presidente).

Equipa principiantes 1962

Sport Clube Leiria e Marrazes

Em 29 de Janeiro de 1964, em Assembleia Geral, foi deliberado alterar a denominação do Clube para SPORT CLUBE LEIRIA E MARRAZES

Equipa Junior 1966

A 8 de Dezembro de 1969 é Inaugurado o Parque de Jogos do S.C.L.Marrazes, sonho antigo dos associados e fruto da mobilização geral de toda a população da freguesia, o campo de futebol é construido simbolizando o empenho, dedicação e amor clubistico de todos aqueles que se envolveram no projecto.

Para a inauguração foi convidada a recém formada equipa da União Desportiva de Leiria, consta-se que, nesta cerimónia estiveram presentes cerca de 7.000 pessoas.

 

Ano 1977, mais um momento marcante na vida deste mitico clube, ainda na memória de muitos relembra o jogo decisivo entre o Sport Clube Leirian e Marrazes vs Sporting Clube Campomaiorense. Com uma contudente vitória por 3-0, estava garantida a subida à 2ª Divisão Nacional.

Seniores de 1977, que subiu à II Divisão Nacional.

O Sport Clube Leiria e Marrazes recebeu na III Gala Futebol Distrital em 2010, organizada pela Associação de Futebol de Leiria a distinção de destaque no âmbito da Formação. A decisão de atribuição esteve na origem de uma avaliação composta por uma comissão de jornalistas do distrito que analisaram e votaram no trabalho realizado por todos os clubes.

Da imensa lista de clubes os finalistas que estiveram sob avaliação foram o Caldas Sport Clube e a União Desportiva de Leiria cabendo ao nosso clube a atribuição de um galardão que muito representa para o projecto desportivo do nosso clube.

Outro motivo de grande satisfação foi a atribuição do Prémio de Melhor Treinador na Formação de Futebol 11 referente à época 2009/2010 ao tecnico dos nossos quadros, Bruno “Veloso” .

Digno de orgulho nas últimas décadas, tem sido, igualmente, alguns exemplos de jovens jogadores que têm singrado profissionalmente, sendo um dos melhores exemplos, o de Rui Patrício. Nascido em Marrazes, a 15 de Fevereiro de 1988, iniciou a sua carreira de jogador no Sport Clube Leiria e Marrazes, tendo-se transferido para o Sporting Clube de Portugal no ano de 2000, é uma referência do futebol português, guarda-redes da seleção nacional e um dos melhores do mundo.